O universo das cores


Oi :)

Desde que somos pequeninos que nos perguntam "Qual a tua cor favorita?" Se reparar, quase que a ordem de importância é: - Como te chamas? Que idade tens? Qual a tua cor favorita? :)

Mas será a cor assim tão representativa da nossa personalidade?

Pois é... Tudo é cor! A roupa que vestimos, o prato colorido que comemos, o esmalte que reflete nosso estado de espirito... Vivemos num mundo de cores onde elas exercem psicologicamente uma influência óbvia e muito forte sobre a nossa personalidade. E, por sua vez, também são reflexo da nossa personalidade. Mas na realidade, como funciona? Será a nossa personalidade reflexo da cor que gostamos ou será a cor que influencia a nossa personalidade? Vestimos cores escuras como consequência de estarmos tristes ou ficamos tristes porque vestimos cores escuras? Podemos concluir que de uma forma ou de outra, usamos a cor para nos posicionarmos na sociedade....

Neste sentido, será que podemos influenciar nosso estado de espírito através das cores? Podemos sim. Através da decoração dos espaços que nos rodeiam! Para além de imensos estudos maravilhosos sobre psicologia da cor, existe algo mais macro e completo que perdura com o passar do tempo. Denomina-se de Feng Shui. Feng Shui é uma ciência milenar de decoração dos espaços que engloba não só o estudo da cor enquanto influência no nosso bem estar e pensamento, bem como a disposição e utilização de objetos para equilibrar a energia chi (energia que circula pelos espaços). Confuso? Não fique! Na realidade, o Feng Shui é uma ciência que permite o seu estudo e aplicação por anos e anos. O importante é começar! Comece a pesquisar, comece a aplicar na sua decoração. Não tenha receio. Aplique e desfrute do maravilhoso mundo da cor e da influência que ela pode ter na sua vida. ;)

Por exemplo, precisa de criar um ambiente que estimule a criatividade? Use e abuse do laranja! Mas se precisar de um canto calmo para as crianças relaxarem, a aposta certa é num tom claro de azul. Use e abuse da força da cor no ambiente e surpreenda-se com a influência que ela pode ter na sua vida.

E para abrir o interesse, aqui ficam algumas cores e a consequência que elas podem ter em nós quando aplicadas na decoração.

Amarelo // Estimula o intelecto e ajuda nas horas dedicadas ao estudo.

Laranja // Estimula os sentidos e a criatividade.

Vermelho // Estimula o relacionamento afetivo e a autoestima.

Roxo // Simboliza o poder.

Azul // Tem efeito calmante e tranquilizante por ser associado à água.

Verde // Acalma o sistema nervoso e provoca uma sensação de bem estar.

Até ao próximo post :)

#fengshui #cor

// DESTAQUE
Posts em breve
Fique ligado...
// RECENTES
// ARQUIVO
// TAGS
Nenhum tag.
// NAS REDES
  • LinkedIn - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Pinterest - White Circle